sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Rio Paraná (TAUTOCRÒSTICO)



Rio Paraná

Rio ramificado
Influente indomável
Onipotente, onisciente

Paraná, poente
Anularam-se árvores ambientais
Restringiu-se recentemente
Aparente ambiente 
Navegantes navegaram negligentes
Agentes afogaram agonizantes antecedentes

Anjopoesia





Observação:

O rio Paraná nasce da confluência de dois importantes rios brasileiros: Grande e Parnaíba.
Considerando-se em conjunto com o rio Parnaíba, seu prolongamento natural, o rio Paraná tem uma extensão de 4 mil Km.
O rio Paraná é muito bom para a navegação, inclusive pelas margens geralmente baixas.
Ele percorria quase 620 quilômetros até chegar às extintas Sete Quedas, onde passa a fazer fronteira entre Brasil e Paraguai, numa extensão de 190km até a foz do rio Iguaçu, passando a fazer limite entre a Argentina e o Paraguai.
Ao se juntar ao também majestoso rio Iguaçu, o Paraná segue completamente em território argentino.
Por volta de 1850, o Brasil requereu ao Paraguai que desse à província de Mato Grosso acesso ao rio Paraná, e, portanto, ao Atlântico, via rio Paraguai.
Por sua vez, a Argentina deveria dar ao Paraguai acesso ao Atlântico através do rio Paraná.
Mas o Paraguai via uma ação imperialista do Brasil em relação ao Uruguai e se fortaleceu econômica e militarmente para tentar dominar a Bacia do Prata em nome do projeto do "Grande Paraguai".

Este texto tem por objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa histórica sobre o povoamento das margens do Rio Paraná no século XX. Priorizou-se 16 municípios às margens do Rio Paraná, em função do histórico de povoamento e impacto do enchimento do lago da Usina Sérgio Mota. A pesquisa utilizou o método de coleta de histórias de vida, priorizada a entrevista com antigos moradores, trabalhadores na construção da usina e reassentados. As entrevistas permitiram recolher 210 depoimentos sobre: condições humanas de ocupação; o ambiente natural; vida cotidiana; práticas de trabalho rural; e memória do enchimento do lago da usina. Estes resultados subsidiaram a instalação do Museu de Memória Regional (Porto Primavera, SP), com exposição sob nossa curadoria.

2 comentários:

  1. Olá amiga, bonita iniciativa deste blog em mostrar e comentar na forma de poesias os rios e as cidades deste nosso país tão belo, tão grande e cheio de diversidades. Já te adicionei também. Um beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela obra dessa linda e grande poetisa. Parabéns meu anjo e um carinhoso beijo

    ResponderExcluir